Seja Bem-Vindo!

"A PALAVRA DE DEUS É O TESOURO DO NOSSO CORAÇÃO, A RAZÃO DA NOSSA VIDA!" (Pe. Caetano)

LECTIO DIVINA: UM CAMINHO PARA A CONTEMPLAÇÃO

|

A Lectio Divina é um antigo modo cristão de orar, cuja meta última é a contemplação. Nos quinze primeiros séculos do cristianismo a contemplação era aberta a todos os cristãos como desenvolvimento normal de uma vida espiritual autêntica. Esse modo de rezar caiu em desuso no final da Idade Média. A partir de então, passou-se a aceitação geral de que a contemplação é uma graça comum extraordinária, restrita a uns poucos eleitos.

A contemplação não é um “luxo espiritual”, nem tampouco uma “emoção espiritual” a ser buscada para nossa própria satisfação. A oração contemplativa é a conseqüência de estar literalmente “apaixonado” por Deus, no nível mais profundo da relação com ele para a qual fomos criados (cf. Gn 1,27).

Fomos criados para a união com Deus. Essa união se vive já aqui e agora. Como diz Jesus: “O Reino dos Céus está dentro de vocês”... “Arrependam-se e acreditem na boa nova”: vocês são amados de Deus! A mensagem dele é que o amemos amando uns aos outros, e que esse amor é o amor de Deus, vivo e amoroso por meio de nós neste mundo, como sua origem, significado e fim. É esse amor que se torna experiência na oração contemplativa e molda gradualmente nossa vida para que sejamos cada vez mais uma presença do amor de Deus no mundo.

A oração contemplativa é o consentimento a esse amor. Não se trata da promessa de um hipotético bem futuro quando morremos, mas de parte de um processo vital, muitas vezes árduo e doloroso de auto-esvaziamento e reorientação para um amor altruísta, isto é, um ato sério de seguir Jesus. É, portanto, algo fundamentalmente importante nos dias de hoje.

A redescoberta da contemplação

Há uma dinâmica interna na evolução de todo amor verdadeiro que leva a um nível de comunicação “profundo demais para palavras”. Nesse nível, aquele que ama torna-se inarticulado, fica silencioso, e o amado recebe o silêncio como eloqüência.

A Lectio, da forma como me referirei a ela daqui por diante, é uma forma holística de oração que nos dispõe, abre e “molda” para o dom da contemplação que Deus espera oferecer, conduzindo-nos a um lugar de encontro com ele em nosso centro mais profundo, seu local de morada que nos dá a vida. Ela dá início a esse movimento apresentando-nos o poder existente na palavra de Deus na Escritura para falar aos recantos mais íntimos de nosso coração, nos agraciar, desafiar e mudar, e promover crescimento e maturidade espiritual genuínos.

* Resumo do livro: Thelma HALL. Lectio Divina: o que é, como se faz. São Paulo: Loyola, 2001.

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 Instituto Religioso Nova Jerusalém Casa Feminina de Mossoró | Template Blue by TNB